terça-feira, 30 de junho de 2009

Corridas de cavalos: crueldade

Muitos acham lindo ver aqueles cavalos competindo para ver qual o mais veloz, o melhor, o invicto. Apostam neles. Torcem por eles. Se não vão aos jóqueis clubes, assistem pela televisão. Mas a grande maioria das pessoas sequer sabe que este "esporte" é cruel, abusivo e os cavalos são muito mal tratados.

Muitos cavalos de corrida são forçados a correr ainda muito jovens, antes do completo desenvolvimento ósseo. Além disso eles participam de muitas corridas, correm em superfícies duras e lhes são ministrados analgésicos e anabolizantes.

A corrida de Triple Crown é especialmente arriscada. Dos 390 cavalos nominados na corrida de 1998, apenas alguns conseguiram chegar até o portão de saída. O favorito Halory Hunter quebrou a pata durante um treinamento dias antes da corrida; Event of the Year quebrou seu joelho direito na corrida Churchill Downs de Kentucky. Em 1999, Charismatic, vencedor do Derby de Kentucky, quebrou a pata durante a corrida Triple Crown de Belmont.

Chicotear é rotina. Os organizadores de corridas dos EUA, diferentemente dos europeus, não fazem restrições no número de chicoteadas que um cavalo pode levar durante a corrida.

Fim da Linha

Poucos cavalos que sobrevivem aos dias de corrida são recompensados com uma aposentadoria decente. Na verdade, o destino final para a maioria destes cavalos é o matadouro. Até mesmo cavalos campeões acabam em matadouros, a exemplo de Exceller, que ganhou cerca de 1,7 milhões de dólares em corridas.

Em 1998 cerca de 7.100 cavalos foram abatidos nos EUA. Para estes cavalos, a “aposentadoria” começa com uma longa viagem em um caminhão. No matadouro, eles recebem um choque elétrico ou uma pancada na cabeça com uma barra de ferro, são içados de cabeça para baixo e abertos. Sua carne é transformada em ração para cães ou mandada para a Europa para consumo humano.


E aí, ainda quer contribuir para as corridas de cavalos? Você realmente AMA estes belos animais? Eles não merecem essa vida, não acham?

Em breve colocarei mais detalhes sobre mais esta crueldade. Parece que os humanos não têm limites mesmo...


O que eu tenho achado pior é que existem emissoras que estão mostrando as corridas como algo maravilhoso (assim como corrida de cães de trenó, que falarei mais tarde), digno de se mostrar na televisão. Para mim, as corridas deveriam acabar para os cavalos poderem ser felizes e ter uma vida digna, como todos nós queremos e merecemos.

sábado, 6 de junho de 2009

Receita: Panqueca de lentilha e tahine (vegana)


Mais uma receita "da hora". Essa eu fiz no meu aniversário do ano passado e fez tanto sucesso que tive que fazer mais panquecas na hora... e olha que tinha feito um monte de panquecas, além da lasanha (que posto receita aqui depois).

Essa receita é muito fácil de fazer e aqui em casa todos gostam =)

Ingredientes da massa:
- 1 xícara e meia de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de óleo de canola
- 1 xícara e meia de água
- 1 colher (café) de sal marinho
- 1 colher (chá) de fermento em pó químico
- 1 pitada de açafrão (opcional), pra dar essa cor amarelada na panqueca (vejam que uma delas é branca, fiz uma massa sem açafrão porque tem gente não curte muito temperos fora sal, e também não era de lentilha, mas de queijo)

Ingredientes do recheio:
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres (sopa) de azeite
- suco de 1 limão
- 1 xícara (chá) de lentilha
- 4 colheres (sopa) de tahine
- sal e temperos à gosto (usei gengibre em pó, salsinha, cebolinha e coentro em pó)

Modo de preparo da massa:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Aqueça uma frigideira e unte levemente com óleo. Encha uma concha de feijão com a massa e despeje na frigideira. Frite-a virando com uma espátula para dourar dos dois lados.

Modo de preparo do recheio:
Cozinhe a lentilha em água com uma pitada de sal. Deixe dois ou três dedos de água acima da lentilha. Escorra e reserve. Misture em meia xícara de água o tahine, o dente de alho, o suco de limão e os temperos. Acrescente a lentilha e mexa bem.

Agora, é só montar as panquecas e comê-las =)
Depois me digam se conseguiram fazer, se gostaram.

Receita: Quibe de Berinjela (vegana)

Já que neste espaço "falo" sobre um pouco de tudo de nossa vida e de tudo em que acreditamos, nada melhor que publicar aqui algumas receitas vegetarianas (em parêntesis diz se é vegana, lacto ou ovo-lacto-vegetariana) para ajudá-los a ver como podemos comer coisas deliciosas sem precisarmos ter nos nossos pratos fruto de crueldade contra os animais.

São todas receitas testadas e aprovadíssimas, tanto por nós quanto por onívoros que as comem. Que tal vocês tentarem em casa? São fáceis de fazer, gostosas e nutritivas. Um dia em que se deixa de comer carne, é um animal a menos morto sem necessidade. Pensem nisso.

Vamos lá?

Segue uma receitinha vegana para alegrar o blog! Esta receita foi testada e aprovadíssima, tanto que farei de novo ainda essa semana! Até hoje a Letícia fica pedindo o quibe (ibe!) pra comer hehehehehe. Mas, se contentou com a torta de abóbora mesmo.

E vocês, tem alguma receita testada a aprovada (vegana, lacto-vegetariana, ovo-vegetariana ou ovo-lacto-vegetariana) para compartilhar?

Quibe de Berinjela

Ingredientes:
2 xícaras(cha) de trigo para quibe
4 xícaras(cha) de água morna
2 beringelas grandes descascadas e cortadas em cubos
1 xícara(cha) de água
1 cebola grande picada
3 colheres(sopa) de hortelã picada
2 cenouras raladas
1 colher(sopa) de sal
1 colher(sopa) de margarina (usei uma marca vegana)
6 colheres(sopa) de amido de milho

Como fazer?
1. Coloque o trigo em uma tigela e cubra com a água morna. Deixe de molho por 1 hora. Passe por uma peneira. escorrendo bem todo o liquido. Reserve.

2. Unte uma assadeira retangular. Temperatura média.

3. Em uma panela média, junte a beringela e a água. Cozinhe em fogo médio até que a beringela esteja macia e todo o líquido tenha secado(cerca de 20 minutos).

4. Bata no liquidificador a beringela e a cebola. Passe para uma tigela e acrescente a hortelã, o trigo escorrido, a cenoura, o sal, a margarina e o amido de milho. Misture bem.

5. Acomode a massa obtida na assadeira untada e leve ao forno por 30 minutos ou até que esteja firme.