quinta-feira, 12 de março de 2009

A problemática da carne: Parte IV

Tá bom, tá bom... já vi que os animais de "corte" trazem prejuízos ao planeta, devido à poluição. Mas, tudo bem então eu comer peixes e frutos do mar!

Pois é, aí é que todo mundo se engana! Achar que só porque come-se peixes e frutos do mar se está livre de contaminação é um erro. Os mares estão cada vez mais poluídos, seja por derramamento de petróleo, seja por esgoto, seja por toda a sujeira dos animais de criação, que vão parar nos mares também. Muitos peixes e frutos do mar estão contaminados por mercúrio e outros metais pesados. Gostoso, né?!

Além disso, no ritmo desenfreado da pesca predatória para atender à demanda (ou aos bolsos, né!), peixes, camarões, lagostas etc podem (ou melhor, devem) desaparecer dentro de 30, 40 anos! O mar será um grande deserto, já pensaram nisso?

A pesca predatória não mata apenas os peixes... mas mata golfinhos, baleias, aves marinhas, tartarugas. Em seu prato "saudável" de peixe grelhado, vem embutido ainda a morte de baleias, golfinhos, aves, tartarugas e outros peixes que não estavam no "pacote". Você acha bonito gofinho? Eu também. Mas vivo, e não morto nas redes de pesca.

Uma curiosidade: vocês gostam de cação? Pois é, nada mais é que carne de tubarão. Mas, o que tem de mais isso? Acontece que essa carne de cação é de tubarões que foram mortos para se pegar apenas a barbatana, são os restos da pesca do tubarão, por isso o cação é barato. Só que, infelizmente, são de tubarões ameaçados de extinção minha gente! Verdade! Fiquei sabendo estes dias.

Quem come peixe contribui para a extinção em massa de animais; quem come bois, frango, porco, contribui pra destruição do planeta... e ainda acham que nós, vegetarianos, é que somos malucos? Então... prefiro ser maluca a ser normal.

Pensem bem antes de comer sua próxima refeição!
Depois posto mais sobre a problemática da carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário